Na hora de abrir uma empresa, uma questão bem importante é saber quais são as obrigações tributárias. Não seguir corretamente as leis, pode ocasionar multas. Para você não ter esses problemas no seu futuro negócio, o ideal é contratar um serviço especializado em contabilidade.
Na FRV Oliveira e Arruda, empresa especializada em contabilidade, você encontra ótimos profissionais, que garantem um amparo neste sentido, com serviço de arrecadar impostos e tarifas, cumprindo as exigências legais.
Mas para você ficar por dentro do assunto também, continue a leitura para saber quais obrigações seguir.
O que são obrigações tributárias?
Antes de listar quais as obrigações seguir para que a sua empresa não tenha problemas, vamos entender do que se trata e quais as consequências em não cumprir.
São obrigatoriedades que a empresa deve seguir: pagamento de imposto, cumprimento de regras e apresentação de documentação legal.
Para o cumprimento das obrigações, é preciso um levantamento contábil que garanta que a sua empresa poderá cumprir com as obrigações tributárias.
Essa responsabilidade é do contador, mas para você ter total conhecimento e acompanhar a evolução da sua empresa, é preciso entender. Conheça agora quais são as obrigações tributárias.
<h3>Emissão de nota fiscal</h3>
De vendas ou de serviços prestados, dependendo do ramo da sua empresa, mas com a obrigatoriedade da emissão da nota para pagamento de impostos.
Para a regularização, a empresa deve manter um fluxo compatível entre as notas fiscais emitidas e os valores que entram na conta bancária da pessoa jurídica; isso evita problemas de fraude.
<h3>Declaração de imposto de renda</h3>
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas têm a obrigação de declarar imposto de renda. Além disso, tem o recolhimento do imposto de renda retido da fonte.
<h3>Documentação do Simples Nacional</h3>
Para quem opta pelo Simples Nacional é obrigatória a emissão do DAS (Documento de Arrecadação do Simples), que é o pagamento mensal e, anualmente, a declaração desse pagamento.
<h3>Escrituração Contábil Digital</h3>
Tirando os optantes pelo Simples Nacional, as outras empresas precisam informar ao Fisco sobre os seus respectivos dados. Através dos chamados Livros, onde contém informações sobre os fatos contábeis do período, contabilizando para o SPED Contábil.
<h3>Balanço Patrimonial</h3>
O Balanço Patrimonial é uma análise dos documentos contábeis da empresa. Nele, é possível encontrar um resumo das transações da empresa em um período determinado (a obrigação pode ser mensal, trimestral ou anual, conforme o enquadramento da empresa).
Com essa documentação, os gestores podem utilizá-la como ferramenta de negócios, apresentando dados do negócio.
<h2>Tenha um serviço de contabilidade para cuidar das obrigações tributárias da sua empresa</h2>
Como apresentamos no artigo, é preciso ter tudo documentado e com os pagamentos feitos para seguir as obrigações tributárias.
Indifere o seu tipo de negócio, todos precisam seguir as regulamentações. Conheça os nossos serviços de assessoria contábil e veja como podemos te ajudar na regulamentação da sua empresa.