Segundo um estudo do SEBRAE, mais de 60% das empresas não sobrevivem até o quinto ano. Grande parte declara falência por falta de planejamento financeiro. Isso inclui a ausência de pagamentos tributários ou a recuperação de crédito com a Receita.
O serviço de revisão tributária auxilia nesse quesito. Ou seja, no mapeamento de débitos em aberto e na identificação de tributos pagos a mais — e que podem ser requisitados. Tal estratégia contábil é de extrema importância para a saúde financeira da sua empresa. Gostaria de saber mais? Então, confira este artigo!
O que é revisão tributária?
Revisão tributária é uma apuração minuciosa de todos os impostos que uma empresa precisa pagar. Através deste levantamento, empresários garantem o cumprimento da legislação e evitam problemas tributários. Além disso, é possível identificar tributos pagos a mais e requisitar valores de volta para o caixa da organização.
Dito isto, agora apresentaremos os 3 diagnósticos de uma revisão tributária:
1. Recuperação de impostos
Em uma análise meticulosa, é possível identificar se houveram cobranças tributárias extras ou indevidas à empresa. Neste caso, profissionais contábeis podem entrar com pedido de recuperação de crédito fiscal.
Vale destacar que, em meio à crise econômica do país, qualquer devolução deve ser considerada. Através de restituições, é possível mapear novas oportunidades de mercado.
2. Prevenção contra autuações fiscais
A falta de pagamentos tributários pode resultar em autuação fiscal e no fechamento do empreendimento. Não saber sobre isso e quais impostos são obrigatórios para cada tipo de negócio leva muitos empresários a cometer este erro.
Para evitar situações de estresse, a revisão tributária gera um relatório de tributos em aberto. Assim, a empresa quita suas dívidas e se previne contra autuações fiscais.
3. Negócio em dia
Por último, é possível que o negócio esteja em dia. Aqui, fica registrado que a empresa está seguindo a legislação e que não há nenhum valor a ser restituído.
Como funciona o processo de revisão tributária?
Como dito no início deste artigo, a revisão tributária consiste no detalhamento de todo fluxo tributário da empresa. Para isto, profissionais contábeis elaboram modelos estratégicos em cima de:
- Documentos fiscais;
- Carga tributária e registro contábeis;
- Declarações fiscais apresentadas pela companhia;
- Relatórios de inconsistências;
- Identificação de créditos e débitos;
- Análise de riscos e penalidades;
- Apuração dos tributos.
Conte com a FRV para auxiliar na contabilidade do seu empreendimento
Agora que você sabe a importância da revisão tributária, está na hora de escolher profissionais de contabilidade com ampla experiência no mercado. Na FRV Oliveira & Arruda, empresa de consultoria e assessoria contábil, você encontra especialistas qualificados em serviços contábeis para te auxiliar nos seus negócios. Entre em contato e saiba mais!