fbpx
Categorias
Blog

Imposto de renda 2022: como se preparar para evitar erros e multas na declaração

O ano novo chegou e você sabe o que isso significa? Significa que também está chegando a hora de você fazer a sua declaração do Imposto de Renda. E para evitar erros e multas, a FRV Contábil te dá algumas dicas valiosas para evitar problemas com o temido leão da Receita Federal.

Como se organizar para a declaração

Se você está entre os brasileiros que devem fazer a declaração do seu imposto de renda no ano de 2022, o primeiro passo é juntar a sua documentação pessoal, que inclui RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. Aqui também devem ser incluídos documentos pessoais dos dependentes, comprovante dos gastos com saúde, educação, moradia e comprovante de rendimentos.

O próximo passo é ter acesso ao aplicativo do IRPF da Receita Federal. Aqui, preste atenção: verifique se o aplicativo que você baixou no seu dispositivo é mesmo o da Receita Federal, pois existem diversos aplicativos piratas desenvolvidos por golpistas! Você pode baixá-lo direto pelo link do site do Governo (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf) para garantir. Se ainda assim tiver alguma dúvida, peça ajuda ao seu contador

Com o aplicativo baixado, você deve alimentar o sistema de acordo com a sua necessidade. As opções disponíveis serão:

  • Criar nova declaração, para quem nunca declarou ou quem deseja começar uma nova declaração sem puxar os dados anteriores;
  • Importar dados do IPFR anterior, se você quiser utilizar parte ou todos os dados anteriores (lembre-se de conferir e atualizar o que for necessário);
  • Importar declaração pré-preenchida, opção para quem já iniciou a declaração deste ano mas não a finalizou e quer retomá-la.

A seguir, você deve escolher entre a declaração simplificada ou completa e isso irá variar de acordo com seus gastos. Aqui, dependendo da escolha que você fizer, poderá receber até 20% de desconto sobre seu imposto. Seu contador poderá indicar qual opção se adequa mais ao seu tipo de despesa.

Com todos os dados fornecidos conforme solicitado pela RF, você pode enviar a sua declaração e deverá aguardar a sua restituição, se for o seu caso.

Em 2022, o calendário para a declaração inicia em  1 de março e finaliza em 30 de abril. Fazer todo o processo dentro dessas datas garante que você não tenha multa aplicada por atraso e dá a chance de corrigir qualquer dado caso observe alguma informação equivocada.

Faça sua declaração de forma mais segura com a FRV Contábil


Para garantir que você não esquecerá de nenhum detalhe, entre em contato com seu contador. Ele é o profissional ideal para garantir que você não cairá na malha fina nem se complicará por perder algum prazo ou esquecer algum documento. É fácil, rápido e eficiente. Um relacionamento seguro e saudável com quem cuida das suas finanças evitará muitas dores de cabeça na sua vida. Entre em contato com a FRV Contábil, empresa de contabilidade, e conheça todos os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *