Existem algumas obrigatoriedades que fazem com que as pessoas foquem nos pontos negativos e esqueçam os positivos. Por ter que realizar tais atividades, muitas nem pensam nos benefícios alcançados. É o que acontece muito entre as pessoas jurídicas a respeito das exigências determinadas pelo governo. Uma dessas obrigações é a escrituração contábil, que apenas um único modelo de empresa não precisa fazer. Caso você tenha uma organização, é fundamental saber exatamente o que é escrituração contábil e quais os benefícios que pode te proporcionar. Confira neste texto!
O que é escrituração contábil?
Todas as empresas precisam prestar contas ao governo sobre tudo o que acontece. Por isso, elas são obrigadas a fazer a escrituração contábil. Tal atividade consiste em registrar todos os fatos administrativos e econômicos de uma organização de forma cronológica. Além disso, as informações precisam ser lançadas de maneira verdadeira, especificando corretamente qual é a origem dos dados publicados.
É possível fazer a escrituração contábil de forma manual, mecânica ou digital. A maneira como será realizada é irrelevante. Na verdade, o que importa é não deixar de registrar todas as informações. Como dito anteriormente, há apenas uma empresa que não é obrigada a fazer escrituração contábil: o microempreendedor individual (MEI). Todas as outras precisam registrar os dados, pois é uma exigência que consta em mais de uma legislação, como Lei das Sociedades por Ações, Código Comercial e Legislação Tributária.
Quais os benefícios da escrituração contábil?
Por mais que seja obrigatória, a escrituração contábil oferece benefícios às empresas que a realizam corretamente. Por exigir o registro de todos os atos, ela promove uma melhor organização e gerenciamento do patrimônio. Além disso, caso decida abrir uma filial, por exemplo, a instituição não terá dificuldades em encontrar os dados necessários, pois estarão disponíveis desde os primeiros até os atuais registrados.
Outro benefício da escrituração contábil é o fato de que as informações podem ser utilizadas como provas em casos judiciais. Além disso, também colabora como base de dados para a emissão da realização de relatórios contábeis. Alguns desses documentos que precisam dessas referências são: balanço patrimonial, demonstração dos resultados e fluxo de caixa.
FRV auxilia na realização da escrituração contábil
A escrituração contábil é um processo complicado de ser feito. Isso porque é composto por muitas normas e especificações. Por causa disso, muitas organizações a realizam de forma errada. Nesse caso, podem receber multas e penalidades, o que, geralmente, as leva à falência. Para evitar tais prejuízos, você pode contar com a assistência de uma empresa de consultoria e assessoria contábil, como a FRV. Com sede no Rio de Janeiro, a FRV foi fundada em agosto de 2016 e possui uma equipe técnica formada por profissionais com mais de 15 anos de carreira. Entre em contato para saber melhor sobre como podemos ajudar sua empresa a fazer a escrituração contábil.